Você conhece um ditado popular que diz:
“O Dinheiro não aceita desaforo.”
No dicionário, alguns sinônimos para desaforo são: afronta, insolência, insulto, atrevimento.
Você já ouviu também um outro pensamento popular que diz: “O dinheiro chama dinheiro” ou “As águas correm para o mar” e coisas desse tipo.. Sabe o porquê disso?
Você está tratando mal o dinheiro!
Eu percebo o seguinte:
As pessoas que não receberam educação financeira, não possuem o manual para lidar com o dinheiro.
Não adianta você ter alguma coisa que você não sabe usar direito. Você não consegue controlar, pois não sabe dirigir esse veículo, não tem habilitação, nunca aprendeu e etc.
Se fosse um carro, sabe o que aconteceria? Se tentar dirigir sem orientação, vai acontecer um acidente! E com o dinheiro é a mesma coisa.
Você não tem carteira de habilitação, não tem orientação ou conhecimento, é o mesmo estrago do que quando você não tem conhecimento sobre o dinheiro. O resultado quando não sabe usar bem o seu dinheiro é um só: ele foge, e vai para as mãos de outras pessoas que tratam melhor dele, porque sabem usar melhor.
Quando o dinheiro não é tratado da melhor forma, se você não tem metas e objetivos claros do que você quer, onde você quer usar aquele recurso, e também se não tem a forma de medir, de anotar, de controlar, ele vai embora. Então, ele flui para outra pessoa que vai tratá-lo bem.
Às vezes eu pergunto: “Você tem dinheiro aí no seu bolso?” Nesse momento, a pessoa tira do bolso aquele bolo de notas maltratadas; sabe.. o famoso dinheiro de bêbado? Todo amassado, todo embolado.
Você faria isso com a foto do seu marido, da sua esposa, ou alguém querido?
Se eu pedisse para você descrever uma nota de 50 reais ou 100 reais, você sabe algo sobre ela? Tem muitos que não sabem nem a cor, nem o animal que tem atrás. Agora, se eu pedir para você descrever a sua namorada, o seu namorado, a sua prole, uma pessoa que você gosta muito, você descreve tudo.
O dinheiro percebe que está sendo maltratado e ele foge de você! Assim, como tudo na vida que você não dá o devido valor irá ser tirado das suas mãos. Quem cuida bem, sempre tem. A propósito, você tem cuidado do seu dinheiro como ele merece?