Nossas crenças são muito poderosas! São elas que determinam os nossos comportamentos e, consequentemente, nossos resultados.
⠀
Existem pelo menos três tipos básicos de crenças:
⠀
Crenças de Identidade, que são aquelas que se referem ao SER. Quem eu sou? É a sua percepção de você mesmo. Determina a relação que tem consigo e com as outras pessoas. A crença do EU SOU indica se eu gosto de mim, se eu me amo, se eu tenho autoestima elevada (ou não). É ela que determina qual é o valor que você dá a si mesmo. Qual é a auto-imagem que você possui a respeito de você?
⠀
Outro tipo, a crença de Capacidade que se refere ao FAZER. Aquilo que eu posso ou não posso fazer, o que eu sou ou não capaz de fazer. Isto determina aquilo que você acredita ser capaz ou não de executar. Até mesmo que a pessoa se perceba inteligente e dedicada, se não acreditar na sua capacidade, certamente não irá conseguir êxito.
⠀
Por último, são as Crenças de Merecimento e se referem ao que eu mereço ou não TER. Quando temos uma crença forte de identidade, alinhada a uma crença profunda de capacidade, naturalmente, passamos a ter uma crença de merecimento saudável. Nem sempre isso acontece! Mas, se você sabe quem realmente você é e acredita no seu poder de execução, estará bem próximo de crer em todo seu mérito nesta vida.
⠀
Entretanto, alguém com crenças de merecimento em desequilíbrio se sabota constantemente, não termina o que começou, quando conquista alguma coisa, em seguida perde aquilo. Possui certa dificuldade de receber presentes, elogios e pensar em grandes sonhos.
⠀
Já identificou quais crenças estão te impedindo de crescer?